Informativo agrometereológico da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) aponta baixo volume de chuva e traz comentários sobre o impacto em algumas das principais culturas do país.
Para esta semana, a pesquisa da Conab indica que as maiores chuvas vão acontecer no Amazonas, Roraima e Oeste do Pará. Na costa Nordestina, as chuvas serão menores e vão beneficiar as culturas de terceira safra. Na região conhecida como Matopiba (Maranhão. Tocantins, Piauí e Bahia), por exemplo, haverá condições favoráveis para a conclusão da colheita do algodão.
No Centro-Oeste a previsão de permanência de tempo seco permitindo a colheita da segunda safra do algodão e do milho e da terceira de feijão. No Mato Grosso do Sul esse mesmo tempo vai prejudicar a formação integral dos grãos nas plantações de trigo. Em Goiás, no entanto, o trigo é irrigado, o que permite a conclusão do ciclo completo da planta.
No Sudeste as chuvas estão previstas nas regiões do Leste paulista e Nordeste mineiro. No restante do território dessa região a falta de chuvas vai favorecer a qualidade e a colheita do algodão, da segunda safra de milho e do trigo.
A única região com perspectiva de alguma chuva é a Sul. Há a expectativa de um pequeno volume de chuva no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, chegando até o Leste do Paraná. Esse tempo é perfeito para o desenvolvimento do trigo gaúcho, Catarinense e Paranaense. Nas áreas da região Sul que não chovem vai prejudicar a mesma cultura.
Da Redação