Comércio global de frango cresce lentamente, mas Brasil mantém liderança

País amplia participação no mercado com estratégia agressiva de exportação

- Da Redação, com CarneTec
25/02/2025 09h28 - Atualizado há 1 mês
Comércio global de frango cresce lentamente, mas Brasil mantém liderança
Foto: Reprodução

O comércio global de carne de frango deve continuar crescendo em ritmo lento nos próximos cinco anos, com variações nos preços e desafios no cenário internacional. No entanto, o Brasil seguirá expandindo sua fatia no mercado global, consolidando-se como o maior exportador da proteína, segundo relatório do Rabobank.

Entre 2018 e 2023, as exportações mundiais de carne de frango cresceram 8%, ou 1 milhão de toneladas. O Brasil foi o maior beneficiado, capturando 90% desse crescimento, impulsionado por seu baixo custo de produção e pela diversificação dos mercados de exportação. Atualmente, o país domina 51% do mercado global de frango inteiro e 32% do segmento de carne escura, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

A previsão do Rabobank é de que o comércio mundial de carne de frango cresça entre 1% e 2% ao ano até 2030, influenciado por estratégias de segurança alimentar de governos na Ásia, África e Oriente Médio. Apesar do crescimento modesto, fatores como tensões geopolíticas, gripe aviária e peste suína africana devem continuar impactando o setor.


Notícias Relacionadas »