Colheita de arroz no Rio Grande do Sul inicia com queda nos preços

Aumento na área cultivada e na produção do Brasil são previstos para a safra 2024/25

- Da Redação, com Cepea
20/02/2025 09h50 - Atualizado há 4 meses
Colheita de arroz no Rio Grande do Sul inicia com queda nos preços
Foto: Reprodução

A colheita de arroz no Rio Grande do Sul teve início há duas semanas, mas ainda se encontra em ritmo pontual, com as atividades sendo mais concentradas em algumas áreas específicas. Pesquisadores do Cepea indicam que, conforme as lavouras entram na fase de maturação, o processo de colheita deve ganhar velocidade nas próximas semanas.

No entanto, os preços do arroz já apresentaram queda nas primeiras semanas de fevereiro, com uma redução de quase 4% na parcial do mês, segundo levantamento do Cepea.

Apesar do recuo nos preços, as projeções para a safra 2024/25 são positivas. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada com arroz em casca no Brasil deve crescer 6,4% em comparação à safra anterior, alcançando 1,71 milhão de hectares.

Em termos de produção, a estimativa é que o país alcance 11,79 milhões de toneladas de arroz, um aumento expressivo de 11,4% sobre o total registrado na safra passada. A produtividade também deve avançar, com uma média de 6,89 toneladas por hectare, um crescimento de 4,7%.


Notícias Relacionadas »