A Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe, está apresentando ao público detalhes sobre a indústria da carne bovina brasileira. No evento, que vai até esta sexta-feira (21), o Projeto Brazilian Beef, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), reforça a presença do Brasil no mercado global de carne halal.
De acordo com dados da Abiec, em 2024, os países de maioria muçulmana foram responsáveis por cerca de 18% das exportações brasileiras de carne bovina, totalizando 532 mil toneladas e uma receita de aproximadamente US$ 2,2 bilhões. Os Emirados Árabes Unidos lideraram as importações, adquirindo 132 mil toneladas, um aumento de 72% em relação ao ano anterior.
O presidente da Abiec, Roberto Perosa, destacou que a Gulfood aproxima as empresas nacionais do importante segmento halal, que tem grande peso na feira. “Mais do que um nicho geograficamente restrito, o segmento halal está espalhado para além do mundo árabe. O Brasil se destaca na liderança do fornecimento, garantindo conformidade com rigorosos padrões islâmicos”, afirmou Perosa em nota.
Realizada no Dubai World Trade Centre, nos Emirados Árabes Unidos, a Gulfood conta com mais de 5 mil expositores e atrai mais de 150 mil visitantes de 120 países. O estande do Brazilian Beef, com área de 460 metros quadrados, apresenta informações sobre os números do setor e os diferenciais do produto brasileiro, como qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade.
Para atrair o público, além do tradicional churrasco e de pratos emblemáticos do agronegócio brasileiro, a Abiec convidou um chef local para preparar comidas típicas, como kafta e esfiha, feitas com carne bovina halal proveniente do Brasil.
No estande, estão representadas diversas empresas brasileiras do setor, entre elas Agra, Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Better Beef, Boibras, Comesul, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Frigon, Iguatemi, Masterboi, Mercurio, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Supremo, Rio Maria, Zanchetta, Minerva, Boi Brasil, JBS e Marfrig.
Com a expansão do segmento halal para além do mundo árabe, o Brasil segue consolidando sua posição como líder global no fornecimento desse tipo de carne, reforçando sua presença em mercados cada vez mais diversificados.