As exportações de soja e milho do Brasil nas duas primeiras semanas de janeiro indicam uma queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A média diária de embarques de soja foi de apenas 32,4 mil toneladas, uma redução de 75% em comparação com as quase 130 mil toneladas diárias registradas em janeiro de 2024.
Já no caso do milho, os embarques diários somaram quase 190 mil toneladas, uma diminuição de 14,7% frente às 221,65 mil toneladas diárias do ano passado.
Em contrapartida, as exportações de café e algodão mostraram tendência de crescimento no início de 2025. Os embarques de algodão praticamente dobraram, alcançando cerca de 22 mil toneladas diárias, enquanto o café teve um aumento de 3,9%, com uma média de 10,58 mil toneladas por dia até a segunda semana de janeiro.
O açúcar, por sua vez, também apresentou uma queda nas exportações, com uma redução de cerca de 28% no volume embarcado, totalizando 103,8 mil toneladas diárias no início deste mês.