O mercado de carnes começa 2025 com preços em alta para o boi gordo e frango, enquanto os suínos registram queda. O preço da arroba do boi gordo acumula uma alta de 2,05%, enquanto o frango congelado e resfriado também seguem a tendência de valorização, com aumentos de 2,15% e 2,05%, respectivamente.
No entanto, o cenário é diferente para os suínos. O preço do animal vivo caiu mais de 2% em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e o quilo da carcaça suína já apresenta uma queda significativa de 8,16%.
Segundo o Cepea, o consumo interno de carne bovina tem dado suporte aos preços no atacado, com os frigoríficos elevando os valores pagos por novos lotes de boi vivo, principalmente devido à oferta restrita neste início de temporada. A expectativa é que a arroba do boi gordo termine 2025 com um aumento de 14,96%.
Por outro lado, a alta do frango também é destacada, contrariando a tendência sazonal. O bom ritmo de vendas permite pequenos reajustes de preços, ao contrário do que é esperado para a carne suína, que sofre a "ressaca" pós-festas e enfrenta queda nos preços devido à redução da demanda. A expectativa é que, no primeiro bimestre, os consumidores priorizem proteínas mais baratas, como embutidos, frango e ovos.