16/12/2024 às 10h59min - Atualizada em 16/12/2024 às 10h59min

Açúcar deve registrar preços fracos em 2025, enquanto ICMS e PIS dão impulso ao etanol

Com a redução dos preços do açúcar e novas regras tributárias, mercado de etanol segue fortalecido em 2025

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Divulgação
O ciclo 2024/2025 da cana-de-açúcar chega à entressafra (dezembro a abril) com expectativas de preços mais fracos para o açúcar e um cenário positivo para o etanol. Apesar de uma volatilidade nos preços ao longo do ano, a safra se mantém forte, com a estimativa de moagem de 612,7 milhões de toneladas pela StoneX.

Para o açúcar, a especulação sobre uma possível escassez no início de 2025 foi refutada, já que as usinas mantiveram a produção acima da média até novembro. Os preços do produto se mantiveram em níveis baixos, com um patamar abaixo de US$ 0,21 por libra, enquanto o mercado de etanol se mostra mais otimista, beneficiado pela aprovação de novos incentivos tributários.

O aumento da alíquota do ICMS sobre a gasolina, programado para fevereiro, torna o etanol uma alternativa mais atrativa. Além disso, a implementação de uma nova tributação monofásica de PIS/Cofins para o etanol também favorece a competitividade do biocombustível, mantendo sua força no mercado.
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.