13/12/2024 às 09h57min - Atualizada em 13/12/2024 às 09h57min

Sucesso na estação de monta depende de atenção ao escore corporal das vacas

Cuidados com manejo e suplementação são determinantes para a eficiência reprodutiva do rebanho

- Da Redação
Foto: Reprodução

A coluna Gestão Robusta, de André Luiz Casagrande, desta sexta-feira (13) destaca que o período das águas marca o início da estação de monta, sendo uma fase crucial para o calendário reprodutivo dos rebanhos.

Segundo Bruno Marson, diretor técnico industrial da Connan, o sucesso dessa etapa depende de pastagens de alta qualidade, manejo adequado e boa nutrição das vacas, que devem apresentar escore corporal entre 3 e 3,5 (escala de 1 a 5) para garantir uma gestação saudável.

Para o desempenho ideal, Marson recomenda o uso de suplementos minerais aditivados e o manejo correto das pastagens. Quanto aos touros, é fundamental realizar exame andrológico 60 dias antes da estação para avaliar a qualidade do sêmen. O especialista alerta que, por fertilizarem de 25 a 30 vacas, os touros perdem peso e, por isso, devem iniciar o período em boa condição corporal.

O escore corporal das vacas também requer atenção especial. Para aquelas com déficit de peso, o suplemento mineral aditivado é uma solução eficaz. No entanto, vacas que precisam ganhar mais de um ponto no escore corporal devem ser separadas e receber suplementos proteicos ou proteico-energéticos.

Leia mais na coluna Gestão Robusta. Boa leitura!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.