Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira (22), André Luiz Casagrande comenta sobre o Programa Boi na Linha, que busca fortalecer compromissos socioambientais na cadeia da carne e couro na Amazônia Legal alinhando-se ao TAC Carne Legal do MPF. Desde 2019, o programa harmoniza critérios referenciais, promove diálogo entre agentes da cadeia pecuária e aumenta a transparência sobre esforços para reduzir o desmatamento.
De acordo com Lisandro Inakake, do Imaflora, práticas sustentáveis e rastreabilidade do rebanho são essenciais para equilibrar produção e conservação, fortalecendo a confiança dos consumidores e a competitividade da carne brasileira no mercado internacional. Ele destaca ainda os desafios na inclusão de fornecedores indiretos e na regularização ambiental via PRAs.
Atualmente, o programa monitora frigoríficos em estados como Mato Grosso e Pará e apoia iniciativas como o SIRFLOR e PREM para reintegração de produtores. Com 117 frigoríficos signatários, o Boi na Linha opera com auditorias padronizadas e projeta avanços no monitoramento e rastreabilidade para 2025.
Leia mais na coluna Gestão Robusta.
Boa leitura!