11/11/2024 às 09h28min - Atualizada em 11/11/2024 às 09h28min
Carrapatos causam perdas milionárias ao setor pecuário no Brasil
Infestações afetam produção de carne e causam prejuízos anuais de US$ 6,8 bilhões aos pecuaristas
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução As infestações de carrapatos, especialmente no Rio Grande do Sul, geram impactos significativos para a pecuária brasileira, com perdas estimadas em 1,7 milhão de toneladas de carne bovina por ano. Segundo a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), essa perda representa cerca de 15% da produção nacional. Em rebanhos livres de parasitas, os animais podem ganhar até 40 quilos a mais em 26 semanas de pastejo, evidenciando o impacto do controle eficaz dessas pragas.
Os prejuízos aos pecuaristas vão além da redução no peso dos animais: estima-se que os carrapatos causem um custo de US$ 6,8 bilhões anuais ao setor. Esse montante considera tanto os danos diretos, como a irritação e espoliação de sangue nos bovinos, quanto os indiretos, que incluem gastos com tratamentos, transmissão de doenças e danos ao couro. No Rio Grande do Sul, onde a umidade e o perfil genético do rebanho favorecem as infestações, o carrapato Rhipicephalus microplus é um dos principais vilões, transmitindo doenças como a Tristeza Parasitária Bovina.
Para combater o problema, o veterinário Felipe Pivoto, da Vetoquinol Saúde Animal, recomenda a adoção de um calendário sanitário. No clima gaúcho, propício à proliferação do parasita, mais de três gerações de carrapatos podem surgir por ano, intensificando o desafio de controlar as infestações e reduzir as perdas no setor pecuário.