11/10/2024 às 12h17min - Atualizada em 11/10/2024 às 13h00min
Citricultores preocupados com altas temperaturas e a espera de chuvas em SP
Calor intenso ameaça safra atual e futura, enquanto preços da laranja seguem em alta com oferta limitada
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução Citricultores de importantes regiões produtoras do estado de São Paulo estão em alerta quanto à possibilidade de chuvas, essenciais para aliviar o estresse hídrico nos pomares de sequeiro. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as precipitações neste momento são cruciais para garantir a qualidade das laranjas da safra 2023/24 e assegurar uma boa produção na próxima temporada.
As altas temperaturas registradas no início de outubro aumentaram as preocupações dos produtores. O calor excessivo pode comprometer as laranjas que ainda estão nas árvores, além de afetar o desenvolvimento das frutas da próxima safra, o que agrava os desafios já enfrentados no campo.
No mercado, a oferta restrita tem impulsionado os preços da laranja. Segundo levantamento do Cepea, a média da laranja pera na árvore, de segunda a quinta-feira desta semana, ficou em R$ 125,02 por caixa de 40,8 kg, representando um aumento de 2,23% em relação ao período anterior.