01/11/2024 às 10h52min - Atualizada em 01/11/2024 às 10h52min
Clima favorável melhora expectativas para a safra de laranja no cinturão citrícola de São Paulo
Chuvas e temperaturas amenas em outubro podem impulsionar a qualidade das frutas e a produção de suco na próxima temporada
- Da Redação, com Cepea
Foto: reprodução As chuvas constantes e as temperaturas mais amenas registradas em outubro no cinturão citrícola do estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, principais regiões produtoras de laranja voltadas para a indústria de suco, estão trazendo alívio para os pomares. Segundo especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essas condições climáticas devem favorecer a qualidade das frutas que permanecem nas árvores, relativas à safra 2024/25, que começou em junho e deve ser concluída em janeiro de 2025.
Para a próxima safra (2025/26), as expectativas permanecem otimistas. Os pesquisadores afirmam que as chuvas atuais devem beneficiar as floradas já abertas, além de estimular a abertura de novas flores, o que é essencial para garantir um bom desenvolvimento dos frutos. Essa melhora nas condições de cultivo poderá contribuir para a recuperação de parte do volume reduzido de estoques de suco na indústria, conforme apontado pelo Cepea.
Com essas perspectivas, os produtores da região aguardam um impacto positivo que poderá melhorar a qualidade das frutas e auxiliar na normalização do mercado de suco de laranja, que tem enfrentado desafios.