Neste domingo, 6 de outubro, acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os 5.570 municípios do país, incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Esse pleito é uma oportunidade para a renovação ou reeleição de gestores locais, e pode impactar diretamente setores estratégicos, como o agronegócio, especialmente nas maiores regiões produtoras de grãos e pecuária. Novas políticas públicas para o setor podem surgir com a eleição de novos líderes, influenciando a economia rural nas próximas gestões.
O Brasil possui 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, que poderão ter um segundo turno de votação para os cargos de prefeito, marcado para o dia 27 de outubro. Nessas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas no final do mês. Cidades com menos de 200 mil eleitores, por outro lado, definirão seus prefeitos já neste domingo.
Com um total de 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, as eleições de 2024 serão decisivas para a definição das novas lideranças municipais.
Nas eleições brasileiras, o horário de votação ocorre entre 8h e 17h, sempre no horário local do município onde o eleitor está registrado. Para garantir seu direito de votar, chegue com antecedência ao local de votação, evitando filas nos horários mais próximos ao encerramento.
O e-Título é o aplicativo oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que substitui o título de eleitor em papel. Com ele, o eleitor tem acesso rápido às informações de sua zona e seção eleitoral, além de poder justificar ausência e consultar outros serviços.
Passo 1: Acesse a loja de aplicativos do seu celular
Passo 2: Busque por "e-Título" e faça o download do app oficial
Passo 3: Após instalado, abra o aplicativo e preencha as informações pessoais solicitadas, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e do pai.
Passo 4: Com os dados confirmados, o e-Título estará pronto para uso, contendo o QR code que será lido nas seções eleitorais com biometria.
Alguns atos que configuram como crimes eleitorais:
Compra de Votos: Oferecer dinheiro, presentes ou qualquer outro tipo de vantagem para que o eleitor vote em um candidato é crime.
Boca de Urna: Fazer propaganda de candidatos ou partidos, distribuir santinhos ou tentar influenciar eleitores nas proximidades das seções eleitorais no dia da eleição é proibido.
Uso de Celulares e Câmeras na Cabine de Votação: O eleitor não pode utilizar qualquer tipo de equipamento eletrônico na hora de votar. O sigilo do voto deve ser preservado.
Fake News: Difundir notícias falsas com o objetivo de manipular o processo eleitoral é considerado crime, e pode levar à responsabilização dos envolvidos.
Coação Eleitoral: Qualquer tipo de pressão ou ameaça para obrigar alguém a votar de determinada maneira ou se abster de votar é considerado crime.