Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira (4), André Luiz Casagrande fala sobre o novo aplicativo Boi Cepea, desenvolvido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e que foi atualizado para facilitar o acesso dos pecuaristas a dados sobre o mercado bovino. Segundo Shirley Menezes, pesquisadora do Cepea, a nova versão permite aos pecuaristas salvar informações de suas vendas e compras, além de acessar preços regionais de boi, bezerro e carne com osso, criando gráficos automáticos para análise de mercado.
O aplicativo representa uma evolução do processo de coleta de informações iniciado nos anos 1990, quando o Cepea, em parceria com a BM&F, desenvolveu um indicador de preços para liquidação de contratos futuros de boi gordo. Desde então, o Cepea ampliou seu escopo de pesquisa para várias regiões do Brasil, oferecendo dados sobre a comercialização de bezerros e carne, com a participação de mais de 14 mil agentes colaboradores.
Shirley explica que, ao longo dos anos, novas ferramentas, como plataformas de e-mail e mensagens eletrônicas, foram incorporadas para melhorar o contato com pecuaristas e garantir a qualidade e segurança dos dados. O aplicativo Boi Cepea agora facilita esse processo, permitindo maior eficiência na coleta e disseminação de informações sobre o mercado bovino.
Leia mais na coluna Gestão Robusta.
Boa leitura!