04/10/2024 às 12h19min - Atualizada em 04/10/2024 às 12h19min

Nova versão do aplicativo do Cepea chega ao mercado com novidades

André Luiz Casagrande
Foto: Reprodução
O app Boi Cepea é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para pecuaristas que fazem parte da rede de colaboradores do Projeto Pecuária Bovina do Cepea. Essa nova versão é um marco importante desses 30 anos de pesquisa que o órgão desenvolve no setor pecuário.

Segundo Shirley Menezes, pesquisadora da área de boi gordo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, Shirley afirma que a nova versão da plataforma traz muitas novidades e facilidades.

“As etapas ficaram mais intuitivas e com possibilidade de serem ‘favoritados’ dados como região e frigorífico comprador, o que agiliza o informe, mesmo sendo requeridos detalhes do negócio.  As operações informadas, sobre abate ou reposição, são armazenadas no perfil do pecuarista, que passa a ter um histórico detalhado das suas vendas e compras (reposição) na palma da mão”, detalha.

Além disso. ela informa que, no final de cada dia, o Colaborador Cepea tem em seu celular também os preços regionais do boi, bezerro, boi magro, novilha/vaca em regiões de todo o País, assim como os preços da carne com osso no atacado da Grande São Paulo. “Mais do que acessar esses valores, o pecuarista pode selecionar regiões para observar em gráficos automáticos o comportamento dos preços, podendo também comparar com o mercado futuro”, diz a especialista.

Evolução da ferramenta
Na opinião de Shirley, esse app é uma evolução do processo de coleta de informações que começou na década de 1990, quando foi firmada parceria com a então BM&F, para elaboração de um indicador de preços que substituísse a entrega física usada para a liquidação de contratos futuros de boi gordo na Bolsa.

“Dois pontos relevantes foram considerados: o cálculo do indicador, que sempre foi feito com metodologia elaborada pelo Cepea e validada pela Bolsa e a aplicação dessa metodologia, que se dá por uma instituição isenta de interesses, que não pende nem para o lado de compradores, nem para o de vendedores”, relata Shirley.

Ela acrescenta que, pouco tempo depois, além da Bolsa, outros parceiros demostraram interesse em referências de preços nos vários segmentos da cadeia da carne, e em diferentes regiões brasileiras. A partir dessa demanda, a Equipe de Pecuária passou a produzir, diariamente, com apoio financeiro de novas parcerias, muitas informações de mercado que cobrem vários elos da cadeia da carne, desde a comercialização de bezerros até a de carne.

 “Hoje, além dos preços médios da carne na Grande São Paulo (mercado atacadista), divulgamos médias de preços de animais para reposição e para abate em 28 regiões do Brasil. Esse aumento de escopo das pesquisas de mercado trouxe para o Cepea a necessidade de ampliar a pesquisa para diferentes regiões, buscando mais agentes que se comprometessem a informar seus negócios”, analisa.

De acordo com a especialista, atualmente o Cepea conta com cerca de 14 mil agentes colaboradores cadastrados no projeto Pecuária Bovina de Corte, sendo pecuaristas, frigoríficos e intermediários. Ela afirma que a categoria pecuaristas é a que tem o maior número de agentes, entre 80% e 90% do total, mas, também, a mais difícil de acessar para obter informações.

“Conforme a tecnologia de comunicação nos permite, vamos incorporando novidades que podem melhorar esse contato para obter mais informações, sempre prezando pela qualidade dos dados e oferecendo sistemas robustos de segurança, garantindo o sigilo e o não vazamento de informações”, informa.

Em lembra que em 2011 o Cepea lançou uma ferramenta precursora do que hoje é feito via app, uma chamada eletrônica do Cepea ao pecuarista. A ligação, feita simultaneamente para um número expressivo de agentes, dizia o seguinte: “se você fechou negócio, digite 1, se não negociou, digite 2”.

“Com a resposta positiva do pecuarista, a média da sua região era informada a ele e o Cepea entrava em contato com uma ligação tradicional para saber as condições negociadas. A inovação da época possibilitou a consulta de um número sem precedentes de operadores”, relata.

A evolução desse processo incorporou ferramentas como plataformas de e-mail e de mensagens eletrônicas, mensagens de áudio e o próprio aplicativo Cepea/Boi, desenvolvido especialmente para pecuaristas..

Como se tornar um colaborador
Todos que participam das efetivações (pecuaristas, frigoríficos e escritórios de comercialização) podem se tornar um agente colaborador do Cepea, passando a ter acesso gratuito, via aplicativo ou portal do colaborador, a uma série de informações elaboradas pelo Cepea exclusivamente aos colaboradores do Projeto.

O produtor pode baixar o aplicativo Boi Cepea pela
PlayStore. Após baixar, o pecuarista que ainda não for colaborador do Cepea deve fazer um cadastro, que será analisado pela equipe Cepea.Sendo pecuarista, sua senha de acesso será concedida rapidamente.
 
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