04/10/2024 às 08h47min - Atualizada em 04/10/2024 às 08h47min

Mato Grosso enfrenta a pior seca em três décadas no pré-plantio de soja

Chuvas aguardadas a partir de 10 de outubro devem aliviar situação e permitir retomada do plantio, aponta EarthDaily Agro

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: reprodução

O Mato Grosso, maior produtor de grãos e oleaginosas do Brasil, enfrenta a pior estiagem em 30 anos durante o período de pré-plantio da safra de soja 2024/25. A seca intensa tem atrasado os trabalhos no campo, mas previsões indicam que chuvas significativas a partir de 10 de outubro podem melhorar a umidade do solo e permitir o início do plantio, segundo análise da EarthDaily Agro divulgada nesta quinta-feira (3).

 

A empresa, que monitora o setor agrícola por meio de dados de satélite, destacou que, nos últimos dez dias, a precipitação em boa parte do Centro-Oeste, Minas Gerais e São Paulo variou entre zero e cinco milímetros, volumes até 80% abaixo da média histórica para a região. Essas áreas são cruciais para o cultivo de grãos, além de cana-de-açúcar e café.

 

De acordo com Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily Agro, a chegada das chuvas na segunda quinzena de outubro trará um alívio significativo, especialmente para o Mato Grosso e Goiás, onde a baixa umidade do solo tem sido um grande desafio. "A expectativa é que o retorno das chuvas melhore as condições de plantio, não apenas no Mato Grosso, mas também em outras regiões do Centro-Oeste."

 

Além disso, em Minas Gerais, as chuvas devem começar por volta de 9 de outubro, embora o calor intenso possa retardar a plena recuperação da umidade do solo. Já no Mato Grosso do Sul, há previsões de chuva para os próximos dias, o que também pode ajudar a amenizar os impactos da seca.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.