A coluna Gestão Robusta, de André Luiz Casagrande, desta sexta-feira (23), fala sobre como a eficiência na produção de carne bovina, especialmente com animais a pasto, depende da redução dos custos e do aumento dos índices produtivos, começando pela escolha adequada de gramíneas e forrageiras, que devem respeitar as características locais de solo, clima e sazonalidade.
Wellington Luiz de Paula Araújo, zootecnista e doutor em Nutrição e Produção Animal, destaca que o manejo eficaz do pasto é crucial para atender às necessidades nutricionais do gado, influenciando diretamente na qualidade da forragem e, consequentemente, nas taxas de crescimento, produção de leite e desempenho reprodutivo dos animais.
Para minimizar custos e maximizar a produção, Araújo recomenda a correção do solo e a seleção cuidadosa da forragem, além de implementar pastejo alternado para explorar o máximo potencial da pastagem. Ele observa que a pecuária no Brasil está passando por uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos e preocupações com a sustentabilidade.