A JBS, em parceria com o governo do Pará, está acelerando a regularização ambiental e comercial de mais de 4 mil pequenos produtores rurais no estado, por meio do programa Escritórios Verdes. A iniciativa, que faz parte dos compromissos da empresa assumidos na COP-28, visa regularizar passivos socioambientais e reintegrar esses produtores à cadeia formal de fornecimento de gado.
Com o apoio do Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do Pará, a JBS já requalificou 12 pecuaristas, permitindo que eles voltem a comercializar seus produtos legalmente. A Plataforma de Territórios Sustentáveis, administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, integra o setor público, privado e o Terceiro Setor, reforçando ações de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono na região.
Desde 2021, o programa Escritórios Verdes já regularizou mais de 12,5 mil fazendas e direcionou 4.700 hectares para recomposição florestal. Com a expansão dos serviços, a JBS pretende ampliar o atendimento até o final de 2024, contribuindo para uma pecuária mais sustentável e legalizada no Pará.