15/08/2024 às 10h29min - Atualizada em 15/08/2024 às 10h29min
Poder de compra de suinocultores paulistas aumenta em agosto
Valorização do suíno vivo e oferta reduzida de animais para abate beneficiam o setor
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Mapa Apesar da recente valorização dos principais insumos utilizados na suinocultura, como milho e farelo de soja, os suinocultores paulistas têm visto um avanço em seu poder de compra nesta parcial de agosto em comparação a julho. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário positivo é resultado das fortes altas nos preços de comercialização do suíno vivo no mercado independente.
Este é o sétimo mês consecutivo de aumento no poder de compra dos suinocultores em relação ao milho e o segundo em relação ao farelo de soja. Além da valorização do suíno vivo, a oferta reduzida de animais em peso ideal para abate tem sido um fator determinante para a elevação dos preços negociados, fato que beneficia ainda mais os produtores.
A melhora nas vendas da carne suína, especialmente observada no início do mês, também contribuiu para o cenário favorável, garantindo que, mesmo diante dos desafios com o custo dos insumos, os suinocultores mantenham uma margem de lucro positiva.