A diferença entre os preços da arroba de boi no estado de São Paulo e em outras regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) tem se reduzido nos últimos dias. Em um movimento incomum, o Cepea registrou negócios fora de São Paulo sendo realizados com valores superiores aos observados no mercado paulista.
De acordo com pesquisadores do Cepea, muitos frigoríficos paulistas têm se afastado das negociações diárias, pois já possuem animais de confinamento adquiridos antecipadamente. Em contrapartida, agentes de indústrias de outros estados continuam a buscar completar suas escalas de abate no mercado de balcão.
No Mato Grosso do Sul, a diferença de preços em relação à média paulista, medida pelo Indicador CEPEA/B3, diminuiu significativamente, atingindo apenas R$ 6,18 por arroba na parcial de agosto. Este valor representa uma queda de 63% em relação à média registrada entre janeiro e julho deste ano. Desde outubro de 2021, a diferença de preços entre os dois estados não era tão pequena, sinalizando uma nova dinâmica no mercado de bovinos no Brasil.