09/08/2024 às 11h15min - Atualizada em 09/08/2024 às 11h15min

Introdução de minerais orgânicos amplia produção de leite de forma sustentável

- Da Redação
Foto: Reprodução

Na coluna De Olho no Mercado desta sexta, 9, o colunista André Luiz Casagrande explica um meio utilizado pelo setor de produção de leite para o foco em produção de vacas eficientes, produtivas, longevas e saudáveis. A suplementação com minerais de alta biodisponibilidade, comprovada por pesquisas científicas, atende ao pedido, especialmente com o uso de microminerais orgânicos através da Tecnologia de Substituição Total (TRT).

De acordo com Thomer Durman, médico veterinário PhD em Ciência Animal e gerente de vendas da Alltech, a evolução do setor de leite depende de quatro pilares: eficiência, sanidade, bem-estar e longevidade dos animais, planejamento sucessório, gestão financeira, e conexão com consumidores e projetos de sustentabilidade. Os microminerais orgânicos oferecem diversos benefícios, otimizando respostas celulares e contribuindo para um status nutricional adequado.

Durman cita exemplos de microminerais, como o cromo, que melhora a interação entre insulina e tecidos, reduzindo o estresse. O ferro, manganês, cobre, selênio, zinco e cobalto também são importantes para diversas funções, como transporte de oxigênio, metabolismo de ácidos graxos, formação óssea, imunidade e síntese de vitamina B12, contribuindo para a sustentabilidade da produção leiteira.

A gestão alimentar é crucial na produção leiteira, pois a alimentação representa uma parte significativa dos custos de produção. Durman ressalta a importância de controlar os retornos sobre o investimento, considerando o impacto dos minerais na imunidade, reprodução e produção. 

Leia mais na coluna Gestão Robusta.

Boa leitura!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.