05/08/2024 às 09h37min - Atualizada em 05/08/2024 às 09h37min
Índice mundial de preços de alimentos cai em julho com pressão nos cereais
Declínio nos preços de cereais é parcialmente compensado por aumentos em carne, óleos vegetais e açúcar
- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Reprodução O índice global de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) registrou uma leve queda em julho, conforme dados divulgados na última sexta (2). O índice caiu para uma média de 120,8 pontos, abaixo dos 121 pontos observados em junho. A leitura do mês foi revisada após ter sido inicialmente indicada em 120,6 pontos.
A queda no índice de preços foi impulsionada por uma diminuição de 3,8% nos preços dos cereais, que atingiram seu nível mais baixo em quase quatro anos. Esse declínio nos preços dos cereais foi observado pelo segundo mês consecutivo, refletindo a disponibilidade sazonal das safras de trigo no hemisfério norte e o avanço favorável das colheitas de milho na Argentina e no Brasil, além das boas condições das produções nos Estados Unidos.
Apesar da queda nos preços dos cereais, o índice global de alimentos foi parcialmente compensado por aumentos nos preços de carne, óleos vegetais e açúcar. Antes de julho, o indicador havia subido por quatro meses consecutivos, após atingir o menor valor em três anos em fevereiro, em resposta ao pico recorde de março de 2022, que foi causado pela invasão da Rússia à Ucrânia, um importante exportador de produtos agrícolas.
Em termos anuais, o valor de julho foi 3,1% inferior ao nível registrado no mesmo período do ano anterior e 24,7% abaixo do ponto mais alto alcançado em 2022.