A coluna Gestão Robusta, de André Luiz Casagrande, desta sexta-feira, 2, destaca que o conceito de alimentação de precisão está transformando a suinocultura ao promover uma produção mais sustentável e lucrativa.
Rodrigo Lima, zootecnista e especialista global em nutrição da Topigs Norsvin, afirma que para atender às demandas nutricionais das fêmeas suínas de alta performance, a nutrição de precisão é essencial. Essa abordagem busca fornecer a quantidade exata de nutrientes necessários para a recuperação corporal, desenvolvimento fetal e produção de leite, garantindo que as fêmeas sustentem eficientemente suas proles durante a lactação.
A alimentação de precisão pode revolucionar a eficiência do uso de nutrientes, reduzir custos, especialmente com aminoácidos, e aumentar a longevidade das porcas sem comprometer o desempenho. As pesquisas agora buscam a combinação ideal de nutrientes para atender às exigências nutricionais de maneira sustentável e rentável, expandindo para além da energia e aminoácidos.