O mês de agosto, que começa nesta quinta-feira, trará condições climáticas variadas em todo o Brasil. Segundo a Climatempo, enquanto o tempo seco deve predominar em grande parte do país, algumas regiões terão mudanças significativas, com frentes frias e aumento de chuvas.
As regiões Sul e Sudeste serão as mais impactadas pela chegada de uma frente fria na primeira quinzena do mês, que deve trazer quedas de temperatura e precipitações mais intensas, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no litoral de São Paulo. Essa frente fria deve aliviar temporariamente as condições secas nessas áreas.
Por outro lado, no Centro-Oeste e no Norte, a expectativa é de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa, aumentando o risco de queimadas. A partir da segunda quinzena, uma nova massa de ar seco deve estabilizar essas condições, reforçando o cenário de seca e calor intenso.
No Nordeste, o interior também enfrentará seca, enquanto o litoral deve receber chuvas ligeiramente acima da média, especialmente entre Sergipe e Rio Grande do Norte, devido à circulação de ar marítimo e às altas temperaturas no Oceano Atlântico.
De forma geral, agosto deve seguir a tendência de um mês seco, com variações regionais que incluem calor no Centro-Oeste e Norte, e chuvas ocasionais no Sul e Sudeste, conforme as frentes frias avançam.