Uma missão oficial composta por oito senadores brasileiros está em Washington, nos Estados Unidos, em busca de interlocução política para reverter ou atenuar o tarifaço de 50% anunciado pelo presidente Donald Trump sobre as importações do Brasil. As tarifas devem começar a valer nesta sexta-feira (1º).
A comitiva já se reuniu com representantes da Embaixada do Brasil, empresários e executivos de multinacionais como Cargill, ExxonMobil, Johnson & Johnson e Caterpillar. Nesta terça-feira (29), os parlamentares também têm agenda com congressistas americanos de ambos os partidos.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), que lidera a missão, afirmou que o objetivo é “criar um ambiente propício” para que o governo federal possa avançar nas negociações.
Além de Trad, integram a comitiva os senadores Tereza Cristina, Marcos Pontes, Rogério Carvalho, Carlos Viana, Fernando Farias, Esperidião Amin e Jaques Wagner, líder do governo no Senado.
A missão permanece em Washington até quarta-feira (30), com reuniões marcadas com a Americas Society/Council of the Americas. O grupo busca preservar os laços diplomáticos e comerciais com os Estados Unidos, apesar das medidas unilaterais anunciadas por Trump.