A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) demonstrou confiança no rápido restabelecimento das exportações de carne de frango do Brasil, após a notificação do Ministério da Agricultura à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre a erradicação do foco isolado da Doença de Newcastle em Anta Gorda, RS.
Mesmo com parte do fluxo de exportações sob suspensão sendo redirecionado para outros mercados importadores, a ABPA acredita que a notificação à OMSA, juntamente com a alteração do status de autossuspensão e da área sob monitoramento, deverá acelerar as negociações com os mercados internacionais. O esperado restabelecimento do status de livre da doença é um passo crucial nesse processo.
A ABPA destacou a importância do trabalho do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e dos Secretários Carlos Goulart e Roberto Perosa, além de suas equipes, na rápida resolução do problema. A transparência e a agilidade nas ações reforçam a elevada biosseguridade do Brasil, consolidando sua posição de liderança nas exportações globais de carne de frango.
Os resultados das amostras coletadas confirmaram que a situação foi pontual, permitindo ao Brasil demonstrar sua capacidade de gestão de crises sanitárias e manter a confiança dos mercados importadores na qualidade e segurança de sua produção avícola.