10/07/2024 às 10h41min - Atualizada em 10/07/2024 às 10h41min

Mais Arrobas com aveia e azevém

João Menezes
Foto: Divulgação
Em locais mais ao sul e em áreas irrigadas, no inverno se pode melhorar a oferta de alimento de qualidade com a sobresemeadura de aveia e azevém. Além de aumentar a oferta de alimento, se tem uma forragem de elevado valor nutritivo na época fria do ano.

O termo sobressemeadura é utilizado para descrever a prática de estabelecer culturas anuais de inverno sobre cultura já formada de espécie perene, esta técnica visa aumentar a produção de forragem para pastejo ou produção de feno, sem degradar ou eliminar a espécie existente.
As forrageiras tropicais apresentam sazonalidade de produção e nas épocas do ano onde a temperatura cai abaixo da temperatura base, o acúmulo de massa deixa de ocorrer e há uma menor oferta de forragem para o gado. O alimento disponível, quando há, tem menor qualidade, pois é capim passado que sobrou do período chuvoso.

Em áreas irrigadas e regiões mais ao sul, que têm água disponível no inverno, se pode fazer o uso da sobressemeadura de aveia e azevém que desenvolvem bem em temperaturas menores e oferece forragem de elevado valor nutritivo, sem prejuízo para a forrageira tropical predominante. É utilizada para melhorar a oferta de forragem e o valor nutricional de pastagens no período de inverno e, com isso, maximizar a produção de bovinos a pasto Este manejo contribui na antecipação da oferta forrageira em conjunto com a qualidade nutricional no período de inverno, beneficiando a produção dos animais criados a pasto.

Normalmente, as forrageiras são sobressemeadas a lanço, após a entrada das primeiras ondas de frio e com o objetivo de proporcionar maior contato entre solo e semente, se faz o rebaixamento da pastagem antes da sobressemeadura e após a aplicação das sementes (recomenda-se aumentar a dosagem em 50%), se deve irrigar a área (onde há irrigação) e posterior pisoteio por animais que percorreram as áreas. Alguns produtores usam uma niveladora para aumentar o contato da semente com o solo.

Quando as condições são favoráveis, com água e frio, há aumento da produção de forragem num período que provavelmente poderia faltar alimento, além da melhora da qualidade do capim ofertado (Tabela 1). Mesmo com o aumento da oferta de forragem da planta sobressemeada, os animais têm também disponíveis, a forragem da planta definitiva, cuja produção é pouco prejudicada pela presença da aveia preta e azevém e há aumento da forragem total ofertada.

Na sobressemeadura existe a alternativa da utilização das misturas de espécies forrageiras anuais de inverno que visam combinar os picos de produção de matéria seca que são atingidos em diferentes épocas, de acordo com a espécie utilizada, resultando no aumento da produção e do período de utilização da pastagem. As espécies mais comuns que podem ser utilizadas são várias, entre elas a aveia preta, azevém, ervilhaca, trevo, cornichão, cevada, trigo, triticale e centeio.

Tabela 1 – Produção de matéria seca (MS) total (MSTotal) das forrageiras de inverno, do tifton 85 (MSTifton) e total acumulada (MSTotal acumulada) (kg/ha de MS), em função do resíduo de tifton 85 antes da sobressemeadura, e das espécies hibernais (Ost et al, 2010).


 
Em regiões onde o clima favorece, a sobressemeadura de aveia preta e azevém melhora a oferta e a qualidade da forragem num período de escassez de alimento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.