A colheita da safra 2024/25 do café tem apresentado um ritmo mais acelerado em comparação com a temporada anterior. No entanto, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (26), o rendimento das lavouras colhidas está abaixo das expectativas para uma bienalidade positiva.
Agentes consultados pelo Cepea relatam que os grãos que estão sendo classificados e avaliados apresentam um baixo percentual de peneiras (17/18). Esse fator pode ocasionar dificuldades no cumprimento dos contratos já firmados, uma vez que limita a formação de lotes com qualidade desejada pelos compradores.
Apesar dessa preocupação com a qualidade dos grãos, os pesquisadores ressaltam que o andamento da colheita está sendo considerado satisfatório.
Além disso, o clima seco tem favorecido os trabalhos nos talhões e nos terreiros. O baixo índice de umidade contribui para acelerar a secagem dos cafés sem a necessidade do uso de secadores artificiais. Essa condição climática pode resultar em melhores resultados na bebida final.