26/06/2024 às 09h17min - Atualizada em 26/06/2024 às 09h17min
Preços do arroz em casca se mantêm estáveis no Rio Grande do Sul
Resistência dos vendedores e demanda externa impulsionam o mercado
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Gov.br Os preços do arroz em casca têm apresentado pequenas variações nas regiões acompanhadas no Rio Grande do Sul, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira (26) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador CEPEA/IRGA-RS, que considera grãos inteiros e pagamento à vista, se mantém em torno de R$ 112 por saca de 50 kg desde o dia 13 deste mês.
Segundo pesquisadores do Cepea, essa estabilidade é resultado da resistência dos vendedores e da leve melhora na demanda, especialmente no mercado externo. Os agricultores estão aguardando uma possível valorização do arroz em casca devido ao aumento na procura das empresas comerciais e à recente alta do dólar, que favorece as exportações e dificulta as importações.
Por outro lado, as unidades de beneficiamento estão adotando uma postura mais cautelosa, ofertando apenas quando há necessidade imediata para reposição dos estoques. Essas informações foram destacadas pelos pesquisadores do Cepea.
Apesar das oscilações nos preços registradas até o momento, ainda não é possível afirmar qual será a tendência futura para o mercado. É importante ressaltar que a cotação atual reflete um equilíbrio entre oferta e demanda nesse período específico.
O setor segue atento às movimentações internacionais e aos possíveis impactos sobre os preços domésticos. O cenário atual demonstra um ambiente favorável para os orizicultores brasileiros diante das perspectivas promissoras tanto na demanda interna quanto externamente.