20/06/2024 às 10h28min - Atualizada em 20/06/2024 às 10h28min
Clima favorável leva à expectativa de safra recorde de cana-de-açúcar em Pernambuco
Chuvas regulares e bem distribuídas na zona canavieira do estado favorecem lavouras saudáveis e produtivas
- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Divulgação / Embrapa A nova safra de cana-de-açúcar (2024/25) no estado de Pernambuco tem o potencial para se tornar uma das melhores da história, de acordo com a Associação dos Fornecedores de Cana do Estado de Pernambuco (AFCP). Essa perspectiva é baseada nas condições climáticas favoráveis, como chuvas regulares e bem distribuídas, que têm proporcionado lavouras saudáveis e com alta produtividade.
Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, acredita que Pernambuco poderá retomar uma marca histórica há muito tempo não alcançada: cerca 15 milhões de toneladas de cana produzidas. Esse otimismo se reflete também na usina da Cooperativa dos Fornecedores de Cana (Coaf), localizada em Timbaúba, que espera atingir uma moagem recorde de 950 mil toneladas.
A safra está programada para começar em agosto e se estender até fevereiro do próximo ano. Além disso, essa operação irá gerar aproximadamente 5 mil postos diretos na usina e nos campos cultivados pelos cooperados da região Mata Norte.
Apesar do mix das usinas priorizarem ainda o açúcar, Alexandre ressalta que também haverá produção de etanol nesta safra. Isso ocorre porque os preços do açúcar continuam competitivos enquanto os valores do álcool têm apresentado melhoria em relação à última temporada. No caso específico da Coaf, a prioridade será dada à produção açucareira.