21/06/2024 às 09h29min - Atualizada em 21/06/2024 às 09h29min

Produção brasileira de laranja tem estimativa reduzida pelo USDA

Seca severa e doença do greening afetam mercado da fruta brasileira

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: reprodução

A safra da laranja no Brasil está estimada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em 378 milhões de caixas, uma redução de 5,1% em relação à safra anterior. O Fundecitrus também estima que a produção no cinturão da laranja (SP e MG) será de 236%, colhendo 232,38 milhões de caixas de 40,8 quilos, quase 10 milhões de caixas a menos do que na safra anterior. 


Além dos problemas de greening, as regiões produtoras de laranja no Brasil enfrentam uma seca severa. As chuvas abaixo da média e a falta de irrigação têm prejudicado o desenvolvimento das plantações e a qualidade da fruta.
 

Os reflexos desses problemas já podem ser vistos no mercado. Com menor oferta interna, os preços da laranja estão em alta no Brasil. Isso pode afetar diretamente o consumo interno e também as exportações.

 

O greening, também conhecido como huanglongbing (HLB), é uma doença causada por uma bactéria que afeta as plantas cítricas. Ela causa manchas amareladas nas folhas e frutas deformadas e com sabor amargo. A doença é transmitida por um inseto chamado psilídeo.

 

A laranja é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e tem grande importância econômica para o país. Além do suco de laranja, a fruta é utilizada na fabricação de diversos produtos como doces, geleias e aromatizantes.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.