20/06/2024 às 09h27min - Atualizada em 20/06/2024 às 09h27min
Volume de carne bovina disponível no mercado interno aumenta em maio
Balanço do ano mostra maior disponibilidade interna desde 2018, apesar da queda nos preços do boi ao longo do ano. Exportações seguem em alta
- Da Redação, com Cepea
Foto: divulgação De acordo com cálculos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o volume de carne bovina disponível no mercado interno aumentou para 613,54 mil toneladas em maio, representando um aumento de 11,6% em relação ao mês anterior. O período é considerado "final de safra".
No balanço do ano, que compreende o período entre janeiro a maio, a disponibilidade interna atingiu cerca de 2,9 milhões de toneladas - o maior volume para este intervalo desde 2018.
Apesar da queda nos preços do boi ao longo do ano, pesquisadores indicam que a demanda não acompanhou a oferta. As exportações continuam firmes e atingiram números recordes no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano.
O consumo doméstico acaba sendo medido pelas alterações dos preços da carne. Neste ano houve recuo nos valores da carne bovina no mercado interno, porém menos significativo em relação aos valores do boi.