19/06/2024 às 09h39min - Atualizada em 19/06/2024 às 09h39min

Mais Arrobas com suplementação na reprodução

João Menezes
Foto: reprodução
A suplementação de vacas é de custo mais elevado, dado o seu maior consumo de alimento. O retorno também não é imediato, pois só é observado no desmame, porém, vacas bem nutridas produzem mais bezerros, animais melhores e mais produtivos. Quando temos uma estação de monta bem definida, com lotes mais homogêneos, é possível montar uma estratégia nutricional mais equilibrada e ajustada às diferentes fases de exigência da vaca de cria.

Um passo importante é conseguir bom escore corporal das vacas à desmama, que normalmente ocorre no final das águas, período posterior à melhor oferta de alimentos das pastagens, porém a vaca que já estará prenhe terminará a gestação na seca. Para chegar nessa fase com boa condição corporal, principalmente as que parem no período ideal, no cedo, terão pouca oferta de alimento, devido ao período seco, têm que ter ganhado peso durante a estação de monta. Quando as vacas não parem em condição adequada, podem não recuperar sua condição ideal e diminuir a prenhez na estação seguinte.

Se a vaca não ganhar peso nas águas e chegar ao desmame em má condição corporal, será mais difícil se recuperar até a parição, pois as condições das pastagens nessa época não são favoráveis e, portanto, podem parir magras e ter dificuldade de emprenhar na estação seguinte. A boa disponibilidade de forragem e a mineralização adequada durante as águas é fundamental para que esse objetivo, desmame em boa condição corporal, seja alcançado.

Após o desmame, com o início da seca, as pastagens não estão em sua melhor condição, portanto, é importante que a vaca desmame em bom estado e o mantenha até a parição, boa condição corporal, para que na fase de aleitamento, onde a elevada exigência nutricional, provoca perda de peso natural e isso não prejudique demais a vaca para que fique magra num período que não há forragem em quantidade e qualidade para sua recuperação até a estação de monta seguinte.

Boa suplementação a fase pré-estação de monta e durante a estação de monta, permite a vaca emprenhar, recuperar seu escore corporal durante as águas, desmamar bezerros pesados e parir em condição adequada para emprenhar na estação seguinte, já que o escore corporal é fundamental para boa fertilidade (Tabela 1).


Fonte: Ferreira et al, 2013.

A melhora da alimentação pré-estação de monta, com bons suplementos, aditivados com proteína, ionóforos, leveduras e aminoácidos favorecem a manutenção do escore corporal e durante a estação de monta, a suplementação adequada permite boa concepção, recuperação do escore e melhor nutrição do feto, favorecendo bom desenvolvimento dos tecidos e melhor desempenho até o abate e reprodução.

A qualidade de suplementos antes e durante a estação de monta têm sido testadas e hoje a maioria das empresas têm linhas especiais de suplementos para essas fases, melhorando o desempenho reprodutivo do rebanho. Essa fase é crítica, muito importante das propriedades de cria e tem que ser bem planejada. O uso de produtos específicos para essa fase, a linha comumente chamada de reprodução, devem ser usados para melhorar o desempenho.

A vaca tem que estar sempre com bom escore, mas na desmama é fundamental, pois na seca ficará mais difícil recuperar a condição corporal.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.