10/06/2024 às 09h38min - Atualizada em 10/06/2024 às 09h38min
Soja mantém firmeza no mercado interno apesar da queda externa
Valorização do dólar e prêmios de exportação mais altos sustentam os preços domésticos, enquanto as exportações registram recuo
- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução Os valores da soja seguiram firmes no mercado doméstico brasileiro durante a última semana mesmo com a queda nos preços externos, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira (10).
O suporte veio da valorização de 1% do dólar frente ao Real e da elevação dos prêmios de exportação. Entretanto, os negócios estão lentos, com vendedores retraídos à espera de cotações mais altas e compradores acreditando que as desvalorizações externas serão repassadas ao Brasil.
Além disso, os agentes do mercado tiveram que lidar com os possíveis impactos da edição da Medida Provisória, que promove restrições ao ressarcimento do PIS e Cofins.
Quanto às exportações brasileiras de soja, os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que foram embarcadas 13,45 milhões de toneladas em maio, volume 8,4% menor que o de abril e 13,7% inferior ao de maio/23.