23/05/2024 às 09h05min - Atualizada em 23/05/2024 às 09h05min
Preços da carne suína e bovina sobem, enquanto frango recua
Valorização da proteína suína ocorre em ritmo mais intenso do que a da carne bovina, reduzindo sua competitividade
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Gov.br Os preços médios das carnes suína e bovina deste mês, ambas negociadas no atacado da Grande São Paulo, estão acima dos verificados em abril. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicado ressaltaram, nesta quinta-feira (23), que a valorização observada para a proteína suinícola vem ocorrendo em ritmo mais intenso do que a registrada para a adversária.
Já no caso da proteína avícola os valores estão em queda também no atacado da Grande São Paulo. Diante desse cenário, a competitividade da carne suína vem caindo frente às principais substitutas neste mês.
Pesquisadores do Cepea indicam que com o preço médio da carne suína se aproximando da carne bovina e se distanciando da carne do frango, a competitividade da proteína suína diminui. Essa dinâmica pode afetar o consumo e a demanda pelos cortes suínos.
A valorização mais acelerada dos preços da carne suína em comparação à bovina pode estar relacionada a diversos fatores, como possíveis ajustes em toda a cadeia produtiva, seja por realinhamento de margens ou por questões de oferta e demanda.
Por outro lado, a queda nos valores da carne de frango reflete a maior disponibilidade do produto no mercado, com impacto direto na competitividade desse tipo de proteína animal frente às demais.