14/05/2024 às 09h11min - Atualizada em 14/05/2024 às 09h11min

​Mercado de arroz em cascata enfrenta dificuldades após enchentes no Rio Grande do Sul

Pesquisadores apontam necessidade de aguardar questionamentos sobre a oferta e disponibilidade do produto

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Gov.br
O ritmo de negócios no mercado de arroz em cascata segue lento, diante das dificuldades enfrentadas após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, principal estado produtor brasileiro de cereais.
 
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o setor está em busca de um direcionamento em meio à calamidade que assolou o estado. Além dos desafios logísticos, os agentes do mercado especulam sobre o impacto das chuvas na oferta e disponibilidade do produto para os próximos períodos.
 
Os pesquisadores do Cepea afirmam que, certamente, há reflexos tanto sobre o arroz que ainda será coletado quanto do já registrado em algumas unidades armazenadas. No entanto, eles acreditam que não chegará ao ponto de faltar o produto para atender à demanda interna.
 
Quanto às autorizações autorizadas pelo Governo Federal, os pesquisadores do Cepea avaliam que é preciso aguardar o dinamismo e a capacidade de encontrar arroz no mercado externo para suprir eventuais lacunas na oferta doméstica.
 
O cenário de incertezas e dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de arroz, gerou cautela no mercado. Os agentes acompanham de perto os desdobramentos das enchentes e as medidas adotadas para mitigar os impactos na produção e no abastecimento do produto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.