09/05/2024 às 09h20min - Atualizada em 09/05/2024 às 09h20min

​Banco Central reduz taxa Selic para 10,5% ao ano

Corte de 0,25 ponto percentual indica menor ritmo de redução dos juros básicos desde o início do ciclo de afrouxamento monetário

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação / Gov.Br
O Banco Central (BC) decidiu reduzir a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,5% ao ano. A decisão, tomada por 5 votos a 4 no Comitê de Política Monetária (Copom), reflete uma desaceleração no ritmo de cortes dos juros básicos, após uma sequência de reduções de 0,5 ponto percentual por reunião.
 
Segundo o comunicado do Copom, o cenário internacional se agravou recentemente, e a inflação subjacente, que exclui preços mais voláteis, está acima da meta de inflação. Além disso, o comitê destacou a importância de manter a credibilidade do arcabouço fiscal aprovado no ano passado.
 
Ao contrário das últimas reduções, o Banco Central não deu indicações sobre os próximos passos da política monetária. A taxa Selic está no menor nível desde fevereiro de 2022, quando se encontrava em 9,75% ao ano.
 
O ciclo de cortes da Selic começou em agosto de 2022, após um ano de manutenção da taxa em 13,75% ao ano. Antes disso, o Copom havia promovido 12 altas consecutivas da taxa básica, em meio à aceleração da inflação.
 
Apesar da redução, a Selic ainda se mantém em patamar elevado, refletindo os esforços do Banco Central para conter a inflação, que acumula 3,93% em 12 meses, exatamente no teto da meta. Para 2024, a meta é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.
 
A redução da taxa Selic visa estimular a economia, por meio do barateamento do crédito e do incentivo à produção e ao consumo. No entanto, juros mais baixos também podem dificultar o controle inflacionário, exigindo uma atuação cautelosa do Banco Central.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.