08/05/2024 às 08h34min - Atualizada em 08/05/2024 às 08h34min

​Copom deve desacelerar ritmo de cortes na Selic em 2024

Mercado divide-se entre apostas em redução de 0,25 p.p. ou 0,50 p.p. na próxima reunião do comitê

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
Especialistas do mercado econômico apontam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve desacelerar o ritmo de cortes na taxa Selic ao longo de 2024. A grande questão que permanece em debate é quando exatamente o Copom vai pisar no freio. Uma parcela dos analistas prevê que o comitê já deve reduzir a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira (8). Nesse grupo estão instituições como Bank of America, Santander, UBS BB e XP Investimentos.
 
O aumento da incerteza, com a postergação da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos, a atividade doméstica robusta e as expectativas de inflação ascendentes, têm sido os principais argumentos para a guinada na comunicação dos diretores do BC.
 
Entretanto, a possibilidade de um corte de 0,50 p.p. na Selic já em maio não é descartada. Algumas casas, como a Warren e o BTG Pactual, consideram que também há bons argumentos para uma redução na mesma magnitude das reuniões anteriores.
 
Segundo a Warren, o Copom já havia dado diversos sinais de alerta em março, sinalizando a necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, o que poderia embasar um corte de 0,50 p.p. agora. O BTG Pactual ressalta outros fatores, como a pequena depreciação do real e a melhora da inflação corrente, que também poderiam levar alguns diretores a defender um ajuste mais acentuado.

De todo modo, os analistas avaliam que a decisão do Copom na próxima reunião deve gerar algum dissenso dentro do próprio comitê. Independentemente da magnitude do corte, será necessário um comunicado mais duro do Banco Central para controlar a desancoragem das expectativas de inflação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.