24/04/2024 às 09h34min - Atualizada em 24/04/2024 às 09h34min

Mais Arrobas com iLPF

João Menezes - Da Redação
Créditos: Rede iLPF

A Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) tem ganhado área e se consolidado como uma boa estratégia de produção de grãos, carne e/ou leite e madeira na mesma propriedade. A área tem aumentado e se estima a área atual em 17,43 milhões de hectares. As atividades são sinérgicas e todos ganham com a integração.

Existem vários sistemas de iLPF. ILPF é uma estratégia de produção que pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades: Integração Lavoura Pecuária Floresta, Integração Lavoura Pecuária, Integração Pecuária Floresta e Integração Lavoura Floresta. A situação de cada propriedade, região que está inserida, infraestrutura e mercado determinarão o sistema ideal.

Esse sistema permite a liberação de áreas para expansão de novas atividades agropecuárias, pois a produtividade aumente e onde antes havia uma única atividade, normalmente pecuária extensiva, passa a abrigar até três atividades num mesmo local, com a produção de grãos, carne e/ou leite e madeira na mesma área.

Como o sistema é eficiente e econômico, tem expandido sua área no país (Figura 1).  A divulgação da tecnologia tem sido importante para aumento da área, mas a adoção da tecnologia envolve maior demanda gerencial, pois se aumenta os investimentos em equipamentos e tecnologia e os erros podem custar caro. Já há conhecimento consolidado da atividade, com trabalhos de pesquisa, extensão e de campo sendo feito em todas as regiões do Brasil e o produtor tem onde se informar e se atualizar.


Figura 1 - Expansão do sistema iLPF no Brasil (Fonte: redeilpf.org.br).

A agricultura é beneficiada pela presença do capim, pois este protege o solo, aumenta a matéria orgânica, melhora a retenção de umidade, quebra o ciclo de pragas e doenças, melhora a descompactação do solo e reciclagem de nutrientes com consequente aumento de produtividade e viabilização da produção em solos arenosos.

As pastagens são beneficiadas pelo residual de adubo das culturas, eliminação de plantas daninhas, quebra do ciclo de pragas e doenças, sistematização da área e oferta de capim na época que normalmente falta pasto. As pastagens melhoradas pelo sistema normalmente suportam maiores taxas de lotação.

As florestas fornecem quebra vento para as culturas e sombra para o gado além de renda extra para o proprietário com a venda de madeira. O sistema tem muitos pontos positivos para todas as atividades envolvidas e são várias as espécies que podem ser usadas além do eucalipto.

Muitas vezes o sistema deve ser adotado na forma de parcerias, pois nem todos têm habilidades gerenciais e recursos para gerir e investir em agricultura, pecuária e floresta ao mesmo tempo. As parcerias unem recursos e conhecimento facilitando a expansão da atividade. Os contratos devem ser bem-feitos e as obrigações entre as partes cumpridas para evitar desavenças e prejuízos.

Os bancos e seguradoras têm entendido a viabilidade do sistema e se tem expandido as ofertas de crédito e seguros para iLPF. Antes esse era um impedimento, pois muitos dos recursos para investimentos e custeio eram cerceados pelo desconhecimento dos resultados da integração. A integração era punida e não estimulada, porém essa concepção tem mudado e os trabalhos de pesquisas têm sido muito importantes para esclarecer as vantagens da iLPF.

Um fator positivo é a variação patrimonial de áreas que antes eram degradadas e passam a ser produtivas, aumentando o seu valor. As áreas de iLPF normalmente valorizam, pois, a renda do imóvel se eleva e o maior patrimônio de uma propriedade, o solo, melhora muito.

Esta tecnologia tem viabilizado regiões com solos com textura arenosa para a produção de grãos, tornando as regiões onde estes solos predominam viáveis para expansão da agricultura e florestas.

O Sistema de iLPF é uma tecnologia que permitirá expandir a área de grãos e florestas em sinergia com a melhoria da qualidade das pastagens.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.