17/04/2024 às 09h44min - Atualizada em 17/04/2024 às 09h44min

Mais Arrobas com combinação das frações energéticas e proteicas

João Menezes
Foto: reprodução
Os alimentos contêm os nutrientes necessários pelos animais, porém nem sempre estes estão na melhor combinação para o aproveitamento ideal pelos animais. Alguns nutrientes são rapidamente degradáveis enquanto outros demoram mais. Pode ser que o nutriente esteja disponível, mas não no melhor momento para o aproveitamento pelo animal, portanto não é importante apenas fornecer o alimento, mas também na forma que o animal consiga aproveitá-lo melhor.

O modelo de Cornell classificação da fração proteica de acordo com suas taxas de degradação o que possibilita estimar a disponibilidade de N para crescimento microbiano. Dessa forma se tem o N não proteico (NNP) corresponde à fração A que é prontamente disponível para os microrganismos ruminais. A fração B que são as proteínas solúveis no rúmen (B1) e insolúveis. Estas podem ser disponíveis (B2), disponíveis, mas ligadas à fibra (B3) ou indisponíveis (Fração C) (Tabela 1).

Segundo esse modelo, os carboidratos totais são classificados em quatro frações, de acordo com suas taxas de degradação no rúmen: Fração A - açúcares solúveis prontamente degradados; Fração B1 - compreende os carboidratos não-fibrosos (amido e pectina) com fermentação intermediária; Fração B2 - compreende os carboidratos fibrosos, celulose e hemicelulose, com lenta taxa de degradação e Fração C - parte indegradável dos componentes fibrosos presentes na parede celular, composta principalmente pela lignina (Tabela 1).

Tabela 1 – Degradação de proteínas e carboidratos (Adaptado de Araujo et al, 2008).



A dieta, além de ter todos os nutrientes necessários devem ter uma combinação de degradabilidade entre os diferentes componentes para seu melhor aproveitamento. Caso haja um consumo elevado de ureia (NNP) altamente disponível sem o fornecimento adequado de carboidratos de degradação rápida, pode não haver o aproveitamento ideal dessa ureia. Essa regra é valida para todas as frações de carboidratos e proteínas e cabe ao nutricionista adequar essas frações durante a elaboração da dieta.

Esse modelo é mais completo, facilita o entendimento e melhora o aproveitamento das diferentes frações dos alimentos, aumentando a eficiência e o melhor resultado da dieta. O entendimento das diferentes frações da dieta e sua degradabilidade permite o melhor uso de cada alimento e sua combinação com diferentes combinações.

O complicado desse modelo eram as determinações, pois poucos laboratórios eram adaptados à essas análises fracionadas, porém já existem muitas empresas que fazem essas análises e muitas com o uso do NIRS conseguem fazer determinações rápidas e precisas.

Os alimentos contêm os nutrientes necessários à nutrição de bovinos, porém devem ser combinados de maneira a melhorar seu aproveitamento e eficiência.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.