10/04/2024 às 08h14min - Atualizada em 10/04/2024 às 08h14min

Mais arrobas com boa distribuição de aguadas

João Menezes - Da Redação
Foto: reproduçao
O comportamento do bovino na escolha de locais para pastejar, com preferência a locais próximos às aguadas deve ser levada em conta ao se planejar as divisões de pastagens em propriedades rurais.

Quando as pastagens são mal divididas ou muito grandes, os animais tendem a pastejar mais próximo das aguadas e apenas com o avanço do período de ocupação, a escassez de forragem nas áreas preferidas faz com que os animais passassem a frequentar mais as áreas preteridas. Porém dependendo do tamanho da pastagem e declividade do terreno, essas áreas mais distantes podem demorar a ser pastejadas e perder qualidade, diminuindo a relação folha:haste e valor nutritivo e, portanto, acabam sub pastejadas (Figura 1).



Figura 1 – Aproveitamento do pasto de acordo com a distância das aguadas (Goulart, 2006).

Observa-se maior uso pelos animais das áreas mais próximas da água (distância horizontal) e onde a diferença de nível em relação à aguada também fosse menor (menor declividade; distância vertical). Além disso, os animais mostraram preferência por locais onde a forragem se apresentava com maior proporção de folhas. Para se obter pastejo uniforme, se deve evitar a existência de áreas "preferidas" e "preteridas" dentro de uma pastagem, reduzindo as distâncias da aguada e evitando cercar áreas com divergência de topografia e vegetação. Importante que as áreas mais distantes de bebedouros e aguadas não superem os 300-400 m, pois o aproveitamento da forragem nas áreas mais distantes será menor.

O planejamento da divisão das pastagens em piquetes com o formato mais próximo do quadrado possível e a distâncias pequenas dos bebedouros e aguadas. Quando a propriedade tem um sistema de distribuição de água, com bebedouros bem localizados, esse planejamento se torna mais fácil, reduzindo as distâncias da aguada e evitando cercar áreas com divergência de topografia e vegetação.

Quando não é possível fazer uma boa distribuição de bebedouros e aguadas, o pastejo desuniforme, com áreas sub e super pastejadas tornam a degradação da pastagem inevitável e necessitando de reforma e renovação da pastagem. O desempenho do animal também diminui, pois, o animal anda mais para obter forragem e a qualidade da forragem disponível diminui à medida que a distância da água aumenta.

A localização dos saleiros deve ser próxima às aguadas pois isso favorece o consumo do suplemento e colocar o cocho de sal longe da água, em locais pouco frequentados pelos animais, tem pouca influência no consumo da pastagem de maneira uniforme e não ajuda a reduzir a desuniformidade de pastejo.

A utilização de cerca elétrica, com menor custo de construção, quando bem conduzida e operada é uma boa ferramenta para dividir melhor as pastagens e melhorar o aproveitamento da forragem. Muitos produtores optam por um sistema misto, com cerca convencional na divisa dos rodízios e elétrica para a divisão dos piquetes e corredores.

A qualidade da água disponível para o animal que deve sempre ser fresca, limpa, livre de patógenos, toxinas e outros contaminantes, pois o melhor consumo de água favorece a ingestão de alimento e melhora o desempenho.

A distribuição de bebedouros e aguadas é importante para que haja um pastejo eficiente e uniforme.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.