04/04/2024 às 08h53min - Atualizada em 04/04/2024 às 08h53min

Taxa de juros Selic pode superar projeções do mercado

Gestora Kinea Investimentos alerta para possibilidade de ciclo mais moderado de cortes

- Da Redação, com MoneyTimes
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
As expectativas do mercado indicam que a taxa Selic encerrará 2024 em torno de 9%, permanecendo em 8,50% nos anos seguintes, conforme revelado pelo Relatório Focus. No entanto, cresce o pessimismo entre alguns economistas em relação ao futuro da taxa básica de juros brasileira, sobretudo na gestora Kinea Investimentos.

Em sua carta mensal, a Kinea destaca a perspectiva de um ciclo agressivo de cortes por parte do Banco Central, impulsionado pela diferença entre o pico atingido pela Selic e o juro "neutro" da economia. Entretanto, a gestora aponta alguns fatos que desafiam essa visão otimista, sugerindo cautela para o desfecho do ciclo de cortes.

Um desses fatores é a atividade econômica robusta e resiliente no início do ano, assim como um mercado de trabalho mais sólido do que o esperado. Isso tem contribuído para a reversão da tendência de queda nos núcleos inflacionários, especialmente no setor de serviços, além de reduzir o impacto positivo das commodities na perspectiva inflacionária.

A gestora também destaca a posição adiantada do Banco Central brasileiro em relação a seus pares, como o Federal Reserve nos Estados Unidos, que sinalizou cortes de juros sem definir uma data precisa. Além disso, as expectativas de cortes nos EUA foram revisadas para baixo, estreitando o diferencial de juros entre os dois países.

Com isso, a projeção da Kinea é de que as taxas terminais abaixo de 9% parecem ser irrealistas no momento. O cenário mais provável é de mais um corte de 0,50 ponto percentual, seguido de ajustes menores, com a taxa terminal esperada em torno de 9,5%.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.