Nesta quinta-feira (28), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu relatório de intenção de plantio para a safra 2024/25 dos Estados Unidos, conhecido como Prospective Plantings. O documento apontou um aumento de 3% na área de soja, totalizando 35,01 milhões de hectares. Essa cifra ficou em linha com a média das expectativas do mercado, porém, abaixo do que foi estimado pelo próprio USDA durante o Outlook Forum, em fevereiro, quando previu 35,41 milhões de hectares.
Para o milho, o USDA projetou uma área de plantio de 36,42 milhões de hectares, também menor do que o anunciado no evento do mês passado, quando estimou 36,83 milhões de hectares. Esse número representa uma queda de 5% em relação à safra anterior. A média das projeções do mercado era ainda mais alta, chegando a 37,14 milhões de hectares.
Além disso, o departamento indicou uma área de 19,22 milhões de hectares para o trigo na safra 2024/25 dos Estados Unidos, o que representa uma redução de 4% em comparação com a safra anterior. A média esperada pelo mercado era ligeiramente menor, de 19,15 milhões de hectares.
Esses números divergentes em relação às expectativas anteriores podem influenciar as projeções de oferta e demanda e os preços no mercado agrícola nos próximos meses.