Os preços médios da carne de frango negociada no atacado da Grande São Paulo tiveram, de maio para junho, a maior queda percentual em 18 anos. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o frango inteiro resfriado ficou em média a R$ 7,50 o quilo no mês passado, recuo expressivo de 13,4% frente a maio.
A última vez que o mercado registrou uma variação negativa tão intensa foi em setembro de 2024, considerando valores já deflacionados pelo IPCA de maio deste ano.
De acordo com o Cepea, o forte recuo está diretamente ligado ao caso inédito de gripe aviária em uma granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul, confirmado no dia 15 de maio. O episódio fez parceiros internacionais imporem restrições às exportações brasileiras da proteína, pressionando os preços domésticos.
Apesar de o Brasil ter retomado o status de país livre da doença em 18 de junho, após cumprir protocolos sanitários internacionais, e de o setor ter demonstrado otimismo, as altas nas cotações em algumas praças não foram suficientes para compensar as perdas do início do mês.