22/03/2024 às 09h49min - Atualizada em 22/03/2024 às 09h49min

Agropecuária sustentável: Brasil apresenta estratégia para ampliar produção sem desmatamento

Fred Almeida
Foto: Gabriel Rezende Faria / Embrapa
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deliberou na quinta-feira, 14, a iniciativa do governo de converter pastagens degradadas em áreas de produção agropecuária com certificação de sustentabilidade. O programa, abraçado pelo Executivo, visa recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade, potencializando a área de produção de alimentos no país sem recorrer ao desmatamento, num horizonte de dez anos.
 
“É fato que o Brasil assume cada vez mais compromisso com a sustentabilidade, compromisso com a produção que respeita o meio ambiente, que respeita as legislações trabalhistas, as boas parcerias. E o mundo quer cada vez mais isso”, disse Fávaro.
 
O Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) já está previsto em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entretanto, para viabilizar financeiramente o programa, é necessário buscar apoio internacional.
 
Fávaro salientou a importância de apresentar o programa "com a roupagem e o compromisso certificado da sustentabilidade", a fim de atrair investimentos, abrir novos mercados e gerar ativos sustentáveis. O plano inclui linhas de crédito para que os produtores implementem práticas sustentáveis em áreas degradadas.
 
Com o respaldo do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério busca facilitar a captação de recursos externos para financiar as atividades do programa.
 
A intenção é atrair o denominado "dinheiro verde", uma forma de financiamento externo destinado a atividades sustentáveis com taxas de juros reduzidas.
 
Fávaro destacou a necessidade de explicar aos investidores internacionais os benefícios de investir em ampliar a conversão de pastagens degradadas em áreas sustentáveis no Brasil.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.