22/03/2024 às 09h42min - Atualizada em 22/03/2024 às 09h42min

Tensão no mar vermelho preocupa setor avícola nacional, diz Cepea

Embarques para os principais destinos da carne de frango no Oriente Médio tiveram queda de 1,3% no primeiro bimestre

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
Os embarques brasileiros de carne de frango registraram um aumento no primeiro bimestre deste ano para a maioria dos países do Oriente Médio. No entanto, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reportaram nesta sexta-feira (22) que os envios da proteína nacional para territórios próximos do Mar Vermelho apresentaram queda neste ano.
 
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações para os principais destinos da carne de frango brasileira na região, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, tiveram uma leve queda de 1,3% comparando-se o volume de janeiro a fevereiro de 2024 com o do último bimestre de 2023.
 
No entanto, em relação ao primeiro bimestre do ano passado, esses valores apresentaram um crescimento expressivo de 18%. Juntos, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos receberam 145,9 mil toneladas de carne de frango neste ano, correspondendo a 18,2% do volume embarcado pelo Brasil para todos os destinos no primeiro bimestre.
 
Por outro lado, as exportações brasileiras para o Iêmen e Egito diminuíram significativamente nos primeiros meses deste ano, possivelmente relacionadas à tensão no Mar Vermelho. Nos dois primeiros meses de 2024, os envios de carne de frango brasileira para o Egito e Iêmen totalizaram 13,1 mil toneladas e 4,5 mil toneladas, respectivamente. Esses números representam uma queda de 28,7% e 27,6% em relação ao último bimestre de 2023 e uma redução de 57,7% e 21,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, respectivamente. O Iêmen, aliás, foi o 12º maior destino da carne brasileira em 2023.
 
Diante desse cenário, alguns agentes do setor avícola nacional demonstram preocupação, considerando que o Brasil é o maior fornecedor global de carne de frango Halal para países do Oriente Médio.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.