O Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, declarou na quinta-feira (21) que, além do Plano Safra, há discussões em andamento sobre potenciais medidas destinadas aos produtores do setor agropecuário que contraíram empréstimos quando os preços estavam em níveis mais elevados.
Ele reiterou que qualquer política implementada estará em conformidade com o Orçamento disponível para o Plano Safra.
“Dentro do orçamento do Plano Safra atual e do próximo Plano Safra, estamos vendo como desenhar as melhores políticas para atender os produtores”, disse.
O secretário destacou que não percebe uma crise no setor agropecuário e salientou que a queda na produção está atribuída a fatores climáticos.
O boletim macroeconômico divulgado recentemente ressalta que a previsão para o PIB do setor agropecuário é uma queda de 1,3% em 2024, em comparação com uma expectativa de aumento de 0,5% no boletim de novembro.
Essa deterioração no desempenho está principalmente ligada aos preços dos produtos agrícolas e pecuários, os quais mostraram deflação ao longo do ano passado. O relatório também aponta que as condições climáticas, influenciadas pela presença do El Niño, prejudicaram o crescimento dos cultivos.