20/03/2024 às 09h11min - Atualizada em 20/03/2024 às 09h11min

Preço da laranja pera atinge recorde com maior valor em 30 anos

Alta é resultado da baixa oferta registrada no período entressafra

Foto: Reprodução
A caixa de 40,8 kg da laranja pera foi negociada por valores próximos à R$ 100 (mercado in natura) em algumas regiões do estado de São Paulo durante o mês de março, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta terça-feira (19). Segundo a instituição, este é o maior valor já registrado na série histórica do produto, iniciada em outubro de 1994.
 
Contudo, o recorde real foi atingido primeiramente no mês de janeiro, sofrendo renovações mês a mês desde então. Ainda conforme noticiado pelo Cepea, a forte valorização da fruta é resultado da escassez da oferta no período entressafra. Outras variedades da fruta, como as tardias e precoces, também estão com volumes controlados.
 
A alta demanda industrial também limitou a disponibilidade da fruta no mercado doméstico durante a temporada 2023/24. Apesar de tradicionalmente registrar baixa no início da colheita de precoces (entre março e abril), os preços da laranja podem não cair por conta da oferta limitada. A previsão do Cepea é de preços elevados para o restante de março.
 
Safra 2024/25
A expectativa para o volume colhido em 2024/25 não é das melhores e o esperado é produção menor do que a atual. Os desafios enfrentados por citricultores no segundo semestre de 2023 (com greening e ondas de calor trazidas pelo El Niño) tendem a dificultar uma colheita de laranja com bom volume.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.