20/03/2024 às 08h40min - Atualizada em 20/03/2024 às 08h40min

Ministro Fávaro revela iniciativas de apoio ao agronegócio em Mato Grosso

Durante participação na Show Safra, ministro mencionou a conquista de 100 novos mercados e autorização de uma instalação para comercializar carne de aves no Reino Unido

- Da Redação, com Ministério da Agricultura
Foto: divulgação

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fez uma visita aos estandes da Show Safra nesta terça-feira , 19, uma das principais feiras do agronegócio do país, e também conheceu a fábrica da BRF S.A., ambas localizadas em Lucas do Rio Verde (MT). Durante a visita, ele ressaltou a expansão dos mercados internacionais para a exportação de produtos agrícolas.

 

“Batemos o recorde de abertura de mercados. Hoje completamos 100 novos mercados. São novas oportunidades de negócio em 49 países. Retomamos as parcerias comerciais no exterior e aumentamos as perspectivas para o setor”, informou Fávaro. 

 

Até segunda-feira, 18, o Brasil havia acumulado 98 novos mercados, com mais dois adicionais nesta terça-feira,19 no Egito, para a exportação de carnes, produtos cárneos e miúdos de caprinos e ovinos.

 

Além disso, o Ministro Carlos Fávaro anunciou a autorização da planta frigorífica da BRF para exportar carne de aves para o Reino Unido. "Estamos trazendo hoje uma novidade. Botamos de volta o pé na Europa. O Brasil lidera a comercialização de carne no mundo, quase 40% do consumo de carne de frango no mundo é produzido aqui no Brasil. Temos potencial para crescer ainda mais”, destacou o ministro.

 

A planta frigorífica também recuperou a autorização para exportar para a China.A BRF de Lucas do Rio Verde estava com sua habilitação de exportação para China suspensa, que é um ótimo mercado consumidor e um bom remunerador. Com a ajuda do presidente Lula, que fez a interlocução de alto nível, nós entramos com muito trabalho e dedicação, para ampliar as oportunidades de negócio aqui”, explicou o ministro Fávaro.

 

O CEO da BRF, Miguel Gularte, afirmou que a nova oportunidade no Reino Unido irá aumentar a demanda da planta de Lucas do Rio Verde e criar mais oportunidades na região. A expectativa é aumentar em 50% o número de abates de frango, passando de 300 mil para 450 mil por dia. Além disso, serão feitos investimentos na produção de produtos processados, agregando mais valor à produção.

 

O Ministro Fávaro também abordou os avanços na certificação eletrônica para proteínas animais. "Isso vai eliminar burocracias, agilizar as exportações brasileiras e nos permitir expandir ainda mais no mercado externo", enfatizou Fávaro. Está prevista ainda a implementação de uma certificação digital para a exportação de grãos, visando auxiliar o setor.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.