18/03/2024 às 09h08min - Atualizada em 18/03/2024 às 09h08min

Prévia do PIB indica alta de 0,6% na economia em janeiro, aponta Banco Central

Período foi marcado como o quinto mês consecutivo de altas no nível da atividade

- Da Redação, com G1 Economia
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma alta de 0,6% em janeiro na comparação com o mês anterior, conforme divulgado pelo do Banco Central (BC) nesta segunda-feira (18).
 
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o IBC-Br apresentou crescimento de 3,45%. Segundo o Banco Central, janeiro deste ano foi o quinto mês consecutivo de altas no nível da atividade.
 
O Índice criado pelo BC possui o objetivo de tentar antecipar os valores do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Contudo, os resultados indicados pela instituição não necessariamente mostram proximidade aos dados divulgados oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
 
Ainda assim, o IBC-Br é uma das principais ferramentas utilizadas para a definição da taxa básica de juros do Brasil. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária. No fim de janeiro, a taxa foi reduzida para 11,25% ao ano pela quinta vez seguida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.